3º COLÓQUIO "SAUDADE PERPÉTUA"
Arte, Cultura e Património do Romantismo
Alpiarça, 7-9 de Outubro de 2022
Actas a disponibilizar nesta página oportunamente
Normas para as actas:
Os autores que queiram ver os seus textos finais publicados nas actas terão de os entregar, impreterivelmente, antes do fim de Novembro de 2022.
Cada texto entregue não poderá ter mais de 15.000 palavras, incluindo resumo, resumo em outro idioma, legendas das ilustrações e lista das fontes e bibliografia consultadas. Cada texto entregue poderá, no entanto, ter um anexo documental, desde que tal anexo contenha somente transcrições de diários, cartas ou outros documentos inéditos referentes à Época Romântica. A existir anexo documental, este não poderá ter mais de 50.000 palavras.
Independentemente da sua extensão, todos os anexos documentais poderão vir a ser publicados, não junto ao texto respectivo, mas sim em volume à parte, que fará parte integrante das actas do Colóquio.
Todos os textos entregues têm de estar em ficheiro Word (ou seja, com extensão odt, docx ou, preferivelmente, com a extensão doc) e podem seguir qualquer norma de citação geralmente usada em textos científicos, assim como qualquer norma ortográfica, desde que haja absoluta uniformidade ao longo de todo o texto. Os textos que não apresentem essa uniformidade nos critérios de citação, desde o seu início até ao seu final, poderão ser devolvidos aos autores para que entreguem uma versão efectivamente uniforme.
Cada texto deve ter sempre, e por esta ordem:
- título
- nome do autor, ou autores
- resumo com um máximo de 300 palavras e pelo menos 3 palavras-chave
- o mesmo resumo e respectivas palavras-chave traduzidos num segundo idioma (podendo ser o inglês, o espanhol, ou outro idioma que mais se adeqúe ao tema da comunicação)
- introdução sucinta
- desenvolvimento
- conclusão
- lista de fontes e bibliografia consultadas (podendo o texto não incluir esta lista no final, caso as fontes e bibliografia estejam mencionadas em notas de rodapé ao longo do texto e de modo não abreviado)
As imagens que ilustram cada texto devem seguir em ficheiros à parte, podendo ter as extensões JPG, TIF, PDF ou PNG.
Os ficheiros de imagem devem estar numerados sequencialmente e, seguindo essa mesma numeração, ao longo do texto devem ser assinalados os locais onde as imagens terão de entrar. Em cada local assinalado ao longo do texto para a inserção de uma imagem, deverá constar a respectiva legenda. No final de cada legenda, deverão ser mencionados os créditos da imagem, salvo se os mesmos forem mencionados à parte (em nota de rodapé ou noutro ponto do texto).
Os autores devem certificar-se de que poderão publicar nos seus textos todas as imagens que enviam, não se responsabilizando a organização do Colóquio por eventuais questões autorais que derivem da utilização de imagens de terceiros sem permissão.
As imagens devem ser remetidas na cor original e com a melhor qualidade possível.
Os autores devem ainda propor uma boa imagem para frontispício do seu texto, aplicando-se a esta imagem a mesma norma quanto à indicação dos respectivos créditos. Aconselha-se aos autores a consulta das actas dos anteriores colóquios, antes de decidirem que tipo de imagem irão propor para frontispício dos seus textos.
Não é imposto um limite de imagens para cada texto, valendo a regra do bom senso. Contudo, caso o texto possua anexo documental, este anexo só poderá conter imagens em casos devidamente justificados, nomeadamente quando as imagens sejam, elas próprias, os documentos inéditos a publicar; ou quando os originais dos documentos transcritos sejam acompanhados de ilustrações.
Todos os ficheiros dos textos finais e das respectivas imagens devem ser enviados para [email protected]. Caso os ficheiros ultrapassem o total de 30 Mb, sugere-se que sejam enviados para o mencionado endereço através de um sistema de partilha de ficheiros, como o Google Drive, o Dropbox, ou o Wetransfer.
Todos os textos entregues para as actas serão objecto de revisão científica anónima.
Os autores deverão acatar as observações feitas pelos revisores anónimos. Não concordando com alguma dessas observações, deverão justificá-lo no próprio texto.
A revisão de provas é da responsabilidade de cada autor, que terá um prazo razoável para proceder à referida revisão.
Na fase de revisão de provas não poderão ser feitas alterações substanciais aos textos, mas somente pequenas correcções.
Salvo indicação em contrário, as actas serão publicadas em www.cepese.pt.